Se você busca uma vaga na área de TI, já deve ter ouvido falar na importância de um bom portfólio que, quando bem elaborado, não só impressiona recrutadores, como também ajuda a validar suas competências. No entanto, muitos profissionais de TI cometem erros comuns ao criar seus portfólios.
Por isso, conversamos com Lorena Gritten Rocha, Gerente de R&S da Ahoy, e reunimos 5 dicas essenciais para montar o seu!
5 Dicas para um bom portfólio de TI
Dica 1: Seja seletivo
Procure não incluir todos os projetos que já fez. Ao contrário, escolha cuidadosamente aqueles que melhor demonstram suas habilidades e conquistas relevantes para a posição que você está almejando. Ou seja, certifique-se de destacar projetos que envolvam uma variedade de tecnologias e desafios para mostrar sua versatilidade.
Dica 2: Destaque suas contribuições
Concentre-se em suas contribuições específicas. Explique qual era o problema ou desafio, como você abordou a situação e quais foram os resultados obtidos. Use números e métricas sempre que possível para quantificar seus sucessos, como aumento de eficiência, redução de custos ou melhoria de desempenho.
Dica 3: Mantenha-o atualizado
Seu portfólio não deve ser estático. Atualize seu portfólio regularmente, conforme adquire novas experiências e conclui novos projetos. Da mesma forma, certifique-se de que as informações estejam sempre precisas e que seu portfólio reflita seu conjunto de habilidades mais recente.
Dica 4: Mostre sua diversidade de habilidades
É essencial demonstrar uma ampla gama de habilidades. Se você é um desenvolvedor de software, por exemplo, não se limite apenas a listar projetos de programação. Mostre também sua capacidade de solucionar problemas, colaborar em equipes multidisciplinares e lidar com desafios diversos, como segurança cibernética ou administração de sistemas.
Dica 5: Cuide da apresentação e organização
A apresentação do seu portfólio é imprescindível. Então, torne-o visualmente atraente e fácil de navegar. Para isso, use uma formatação consistente e organize seus projetos de forma lógica. Além disso, adicione uma breve descrição sobre você, seus objetivos profissionais e como as pessoas podem entrar em contato com você.
É obrigatório ter um portfólio?
Lorena explica que a solicitação de um portfólio depende da vaga. É comum que o portfólio seja solicitado para vagas de desenvolvimento multiplataforma ou marketing, por exemplo, o que pode variar de acordo com a empresa solicitante da vaga.
“Em alguns casos, há regras de sigilo que impedem os candidatos de compartilharem os materiais produzidos. Mas, na ausência deste impedimento, o compartilhamento de um portfólio bem elaborado é bem-vindo porque agrega valor ao processo seletivo.” Lorena Gritten Rocha, Gerente de R&S da Ahoy
Erros comuns a evitar no portfólio de TI
Segundo a gerente de recrutamento e seleção, o portfólio tem menos regras que um currículo, o que dá ao candidato mais liberdade na elaboração. Neste material, a intenção é ver a forma que o profissional estrutura suas entregas.
Ainda assim, há alguns pontos a serem evitados:
- Desatualização: esta prática pode fazer com que você pareça desinteressado ou que suas habilidades estão obsoletas.
- Excesso de detalhes técnicos: evite sobrecarregar seu portfólio com jargões técnicos. Lembre-se de que seu público pode incluir profissionais de outras áreas.
- Falta de Contexto: além de listar projetos, explique o contexto e a relevância de cada um.
- Falta de variedade: mostre sua adaptabilidade e capacidade de lidar com diversos desafios.
- Negligência de revisão: erros gramaticais e de ortografia podem prejudicar sua credibilidade. Revise cuidadosamente seu portfólio antes de compartilhá-lo.
Um portfólio pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar sua carreira de TI. Capriche no seu e boa sorte!
Já tem um portfólio pronto? Queremos te conhecer!
A Ahoy está sempre em busca dos melhores profissionais de TI. Conheça nossas oportunidades!