Sabemos que times reduzidos são uma realidade comum em muitas organizações, seja por questões de otimização de recursos ou diversas outras. Porém, lidar com equipes enxutas apresenta desafios, que podem ser um importante indicativo de que está na hora de aumentar sua equipe.

4 motivos para investir no crescimento do seu time

  • Cuidado com a sobrecarga de trabalho: com menos membros na equipe, cada profissional tende a assumir responsabilidades que, em equipes maiores, seriam distribuídas entre vários colaboradores.
  • Maior diversidade de habilidades: times menores podem enfrentar uma limitação na diversidade de habilidades disponíveis. Isso pode ser um desafio ao lidar com tarefas complexas que exigem conhecimentos especializados em diferentes áreas.
  • Prevenção de burnout: a pressão constante para atender às demandas com uma equipe reduzida pode levar a um maior risco de burnout entre os colaboradores. Manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal torna-se crucial nesse contexto.
  • Acesso a especialistas: a quantidade de especialistas e profissionais em níveis mais altos de senioridade podem impactar positivamente a qualidade das entregas.

Em outras palavras, investir em novos talentos beneficia cada colaborador e, em pouco tempo, os reflexos da melhor divisão de tarefas são percebidas em vários aspectos e geram um clima positivo para todo o grupo.

Como encontrar profissionais qualificados para aumentar seu time

Uma estratégia eficaz para encontrar profissionais especializados com rapidez e eficiência é a alocação. Contratar profissionais especializados de forma temporária ou por projeto permite que a equipe interna se concentre nas tarefas essenciais, enquanto as atividades específicas são delegadas a especialistas externos.

Além disso, a terceirização pode ser uma solução rentável, eliminando a necessidade de treinamento extensivo e permitindo que a empresa conte com a expertise imediatamente.

Importância das metodologias ágeis para times em crescimento

A implementação de metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, é muito importante para o sucesso dos times que estão crescendo. Essas abordagens promovem a colaboração, comunicação eficaz e entrega incremental de projetos.

Em suma, a flexibilidade das metodologias ágeis permite que os times se adaptem rapidamente a mudanças do mercado e priorizem tarefas de maneira eficiente.

Portanto, ao adotar essas metodologias, os times reduzidos podem maximizar a eficiência, minimizar o tempo de desenvolvimento e entregar produtos ou serviços de alta qualidade em ciclos mais curtos.

Está planejando o crescimento do seu time?

Conte com a expertise da Ahoy para escolher os melhores talentos.

Newsletter

Receba novos posts
diretamente no seu e-mail!

Endereços

Fale conosco

Abrir bate-papo
Olá! 👋🏼😁
Como podemos te ajudar hoje?

Nos conte sobre a necessidade do seu negócio e receba uma mensagem dos nossos especialistas.