A mensuração de desempenho é fundamental para o sucesso de todas as equipes, inclusive as de tecnologia. Os indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) são utilizados para avaliar o progresso, identificar áreas de melhoria, bem como alcançar metas estratégicas.
Por isso, vamos conhecer alguns exemplos de indicadores de desempenho para sua equipe de TI.
1. Tempo de resolução de incidentes (MTTR – Mean Time To Resolve)
Um indicador crítico para equipes de suporte técnico, o MTTR mede o tempo médio necessário para resolver incidentes, como interrupções de serviços ou falhas em sistemas. Quanto menor o MTTR, mais eficiente é a equipe em restaurar a operação normal, minimizando o impacto nos usuários.
2. Disponibilidade de sistemas e serviços
A disponibilidade é um indicador-chave para a estabilidade de sistemas e serviços porque mede o tempo que um sistema ou serviço está disponível e operacional. Um exemplo de cálculo é o SLA (Service Level Agreement), que define o tempo de disponibilidade esperado e garante que as expectativas dos usuários sejam atendidas.
Além disso, soluções de serviços gerenciados podem ser uma excelente ferramenta para ajudar seu time a manter a disponibilidade dos serviços 24/7.
3. Taxa de entrega no prazo
Esta taxa envolve o acompanhamento da quantidade de projetos ou tarefas entregues dentro do cronograma estabelecido e, por isso, é muito utilizado equipes de desenvolvimento. Isso porque atrasos frequentes podem indicar problemas de gestão de projetos ou recursos insuficientes, por exemplo.
4. Qualidade de código e testes
A qualidade do código é essencial para a estabilidade e manutenção dos sistemas. Logo, indicadores como a porcentagem de bugs encontrados em testes ou a cobertura de testes podem fornecer informações valiosas sobre a qualidade do trabalho.
5. Satisfação do cliente interno e externo
A satisfação do cliente também é um indicador fundamental que não deve ser negligenciado. Nesse sentido, pesquisas de satisfação, feedback direto dos usuários e métricas como o Net Promoter Score (NPS) podem ajudar a avaliar o quanto os serviços de TI atendem às necessidades de clientes internos e externos.
6. Uso de recursos e eficiência
Para medir a eficiência operacional, é possível acompanhar o uso de recursos, como servidores, armazenamento e largura de banda, para garantir que eles sejam otimizados. Do mesmo modo, o custo por transação ou por usuário também pode ser um indicador valioso.
7. Taxa de retorno de investimento (ROI)
Para projetos de TI, o ROI é um indicador crítico, pois compara o valor obtido com o investimento feito em um projeto específico. Portanto, se o ROI for positivo, o projeto é considerado bem-sucedido. Dp contrário, pode ser necessário reavaliar a estratégia.
Em síntese, mensurar o desempenho é essencial para aprimorar a eficiência e o sucesso das equipes de TI e estes são apenas alguns exemplos de indicadores.
Por último, para escolher o que mais se adequa a sua equipe e serviços, procure levar em consideração quais são os objetivos específicos e metas da organização. Como resultado, ao acompanhar esses indicadores de forma consistente, seu time pode identificar áreas de melhoria e tomar melhores decisões.
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