A liderança em TI envolve a combinação de conhecimento técnico profundo com habilidades interpessoais, permitindo que os líderes inspirem, orientem e impulsionem suas equipes rumo à inovação e eficiência, o que também pode ser conhecido como ambidestria organizacional. 

Conheça as principais boas práticas em liderança de TI e saiba como esta ambidestria pode ser uma importante aliada dos líderes do mercado. 

Habilidades essenciais para líderes de TI 

Embora o conhecimento técnico seja fundamental, habilidades como comunicação eficaz, empatia e capacidade de colaboração são igualmente importantes. Isso porque a comunicação clara e eficaz permite que os líderes transmitam a visão da empresa, alinhem suas equipes aos objetivos estratégicos e resolvam problemas de forma ágil e eficiente, por exemplo. 

Além disso, os bons líderes devem desenvolver habilidades como: 

  • Desenvolvimento e capacitação de talentos 
  • Motivação e engajamento da equipe 
  • Gerenciamento de conflitos 
  • Tomada de decisão e resolução de problemas 
  • Adaptabilidade e flexibilidade 
  • Avaliação de desempenho e feedback contínuo 
  • Gerenciamento de projetos 

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Estilos de liderança em TI 

Imagem: Freepik

Os estilos de liderança têm sido estudados ao longo dos anos. Na década de 30, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt identificaram 3 tipos principais de liderança: autocrática, democrática e liberal.  

Posteriormente, outros estilos de liderança foram reconhecidos e adotados nas organizações, cada um com suas vantagens e adequações, podendo ser adotados inclusive na área tech. Confira alguns dos principais estilos de liderança: 

O líder toma todas as decisões sem consultar a equipe. É um modelo centralizado e rígido, onde a autoridade é totalmente do líder, que espera que as instruções sejam seguidas sem questionamento. 

Ao contrário da autocrática, a liderança democrática envolve a equipe nas decisões. Sendo assim, o líder encoraja a participação, promove discussões e busca opiniões e consenso antes de tomar decisões. 

Caracterizada por uma abordagem mais passiva, a liderança liberal permite que a equipe tenha total liberdade para tomar decisões e realizar tarefas com mínima interferência do(a) líder(a), sendo um estilo voltado à autonomia dos membros. 

Este(a) líder inspira e motiva a equipe a alcançar grandes mudanças e inovações. Logo, ele(a) cria uma visão para o futuro e envolve a equipe na realização dessa visão, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. 

Focada no desenvolvimento individual dos membros da equipe, a liderança coaching busca orientar e capacitar os colaboradores para que eles alcancem seus objetivos. Desta forma, o(a) líder atua como mentor(a), fornecendo feedback constante e suporte para o crescimento. 

O(a) líder técnico é altamente especializado(a) e lidera pelo exemplo, fornecendo orientação técnica e suporte especializado à equipe. 

Adaptabilidade é a chave aqui. O(a) líder situacional ajusta seu estilo de liderança com base nas necessidades e maturidade da equipe, bem como nas demandas da situação específica, alternando entre autocrático, democrático e liberal conforme necessário. 

Este tipo de liderança foca em inspirar e energizar a equipe. Em outras palavras, o(a) líder motivador(a) utiliza incentivos, reconhecimento e comunicação positiva para manter a equipe engajada e produtiva, impulsionando o moral e o desempenho. 

Baseada no carisma pessoal do(a) líder, este estilo é marcado pela habilidade de influenciar e atrair seguidores por meio de uma personalidade envolvente. Ou seja, o(a) líder carismático inspira devoção e entusiasmo, conduzindo a equipe com base na confiança e admiração pessoal. 

Ambidestria como uma das melhores práticas na liderança de TI 

A capacidade de equilibrar e integrar múltiplas habilidades e abordagens tornou-se essencial para os líderes de TI. Essa habilidade pode ser conhecida como ambidestria e, segundo 92% dos líderes de TI ouvidos por um Estudo inédito da Deloitte e IT Mídia, é a abordagem ideal na gestão de crises. 

Além disso, outros atributos essenciais listados nesta pesquisa incluem:  

  • Formar equipes com habilidades complementares;  
  • Conhecer as capacidades individuais dos membros para designar tarefas adequadas; 
  • Manter a equipe motivada e estar aberto a novas ideias.  

Em contrapartida, os principais desafios enfrentados pelos executivos que responderam à pesquisa são: 

  • Escassez de profissionais; 
  • Adequação do número de profissionais às demandas; 
  • Importância de destacar o papel de TI para a alta administração e área de negócios. 

Enfim, a ambidestria permite que os líderes gerenciem eficientemente tanto a exploração de novas oportunidades tecnológicas quanto a otimização das operações atuais, garantindo que a organização se mantenha competitiva e inovadora. 

Ao adotar as melhores práticas discutidas, os líderes de TI podem não apenas melhorar o desempenho de suas equipes, mas também impulsionar a inovação e o sucesso.  

À medida que o papel da TI continua a evoluir, os líderes que se mantêm atualizados e flexíveis estarão em uma posição privilegiada para liderar suas organizações rumo ao futuro. 

Sua empresa também lida com a escassez de profissionais e adequação do número de colaboradores às demandas? Como vimos, estes são desafios comuns. Porém, uma consultoria especializada pode te ajudar! Fale com nossos especialistas. 

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