Você já ouviu falar em contratação, terceirização e outsourcing?
Esses termos são muito utilizados no mundo dos negócios, inclusive no mercado tech, mas é muito comum que as pessoas se confundam sobre o significado de cada um deles.
Na prática, os conceitos de terceirização, alocação e outsourcing têm o mesmo objetivo, mas se diferem em pequenos detalhes, como veremos a seguir.
O que é: contratação, terceirização e outsourcing?
Contratação
A contratação, muitas vezes referida como “admissão direta”, é o processo de recrutar e empregar um novo funcionário em tempo integral ou parcial dentro da sua empresa. Isso significa que a pessoa se torna parte da sua equipe, trabalhando no local e seguindo as políticas e procedimentos internos estabelecidos pela organização.
Terceirização ou alocação
Já a terceirização, por sua vez, envolve a contratação de uma empresa externa ou prestadora de serviços para realizar tarefas específicas em nome da sua organização. Isso pode incluir serviços de TI, marketing e muitos outros. Em suma, a principal diferença em relação à contratação é que os profissionais que executam esses serviços são funcionários da empresa terceirizada, não da sua empresa.
Enfim, a terceirização é uma estratégia eficaz para aproveitar a especialização de empresas dedicadas e focar seus recursos internos em outras áreas do seu negócio.
Outsourcing
Similarmente, o outsourcing é uma forma específica de terceirização que se concentra na transferência de processos ou funções de negócios inteiros para um provedor de serviços externo. Este modelo envolve a externalização de processos como atendimento ao cliente, desenvolvimento de software, processamento de folha de pagamento, entre outros.
Ou seja, a principal diferença em relação à terceirização convencional é a extensão dos serviços transferidos.
Principais motivos para buscar profissionais alocados
Independente do termo utilizado para denominar o ato de contratar profissionais externos, esta é uma prática comum em empresas que desejam agilizar o processo de contratação, contando com a expertise de recrutadores especialistas nas funções demandadas, como é o caso dos tech recruiters (especialistas em recrutamento de profissionais de tecnologia).
Outro fenômeno que contribui para as terceirizações de profissionais é a estratégia organizacional. Muitas vezes, as empresas optam por se concentrar em seu núcleo de competências e aproveitar a mão de obra especializada de outras partes do mundo, por exemplo.
Leia também: Confira os principais benefícios da alocação ou outsourcing de TI!
Qual é a melhor opção?
Em síntese, a escolha entre essas abordagens depende das necessidades da sua empresa, dos recursos disponíveis e dos objetivos estratégicos.
Em muitos casos, uma combinação delas pode ser a chave para otimizar a eficiência e a flexibilidade da sua organização. Na Ahoy, por exemplo, é possível contratar profissionais externos através de soluções como alocação, formação de squads ou hunting. Independente do formato, todas elas têm o mesmo objetivo: entregar grandes talentos de tecnologia para o seu projeto.
Vai expandir seu time de tecnologia? Conte com a Ahoy!