O feedback é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de pessoas e equipes. Entretanto, existem diferentes objetivos e formas de aplicá-lo. Conheça os principais tipos de feedback e como podem ser utilizados para melhorar o desempenho no ambiente de trabalho.
12 tipos de feedback
1. Construtivo
Focado no crescimento, o feedback construtivo destaca áreas que precisam de melhoria e oferece sugestões claras. Ou seja, seu objetivo é incentivar o colaborador a se desenvolver, sempre de maneira encorajadora.
2. 90º
Esse tipo de feedback é dado diretamente pelo gestor imediato e serve para orientações rápidas e correções pontuais. Então, ele garante que o colaborador esteja sempre alinhado com as expectativas diárias da função.
3. Positivo
O feedback positivo tem como objetivo reconhecer e reforçar comportamentos benéficos, promovendo a motivação e o engajamento. Assim, destaca conquistas e incentiva a manutenção de um bom desempenho.
4. Pessoal
Focado em aspectos comportamentais, o feedback pessoal aborda a postura e as interações do colaborador. Por isso, ele é especialmente útil para aprimorar habilidades interpessoais e deve ser oferecido com sensibilidade.
5. Por e-mail
O feedback por e-mail é uma forma escrita e formal de comunicar avaliações. Ele é útil quando é necessário documentar o que foi discutido, mas deve ser claro e direto para evitar mal-entendidos.
6. Corretivo
Usado para corrigir rapidamente comportamentos que estão impactando negativamente a equipe ou os resultados, o feedback corretivo é direto, mas deve ser entregue de forma construtiva para não desmotivar.
7. Incentivo
Semelhante ao positivo, o feedback incentivo encoraja o colaborador a continuar desenvolvendo comportamentos e habilidades que trazem bons resultados.
8. Autofeedback
O autofeedback incentiva o colaborador a refletir sobre seu próprio desempenho, promovendo a autoavaliação e o autoconhecimento como ferramentas de desenvolvimento.
9. 360º
Esse tipo de feedback inclui múltiplas fontes, como colegas, gestores e subordinados, oferecendo uma visão ampla do desempenho e comportamento do colaborador, com o objetivo de fornecer uma avaliação completa.
10. Avaliação
A avaliação é um feedback estruturado e geralmente ocorre em momentos específicos, como nas avaliações anuais, por exemplo. Ela combina pontos positivos e aspectos a melhorar, ajudando a medir o progresso individual em relação às metas.
11. Feedforward
O feedforward foca no futuro, oferecendo sugestões para desafios vindouros em vez de se concentrar no passado. Desse modo, também é uma abordagem positiva e orientada para o crescimento.
12. Motivador
O feedback motivador tem como objetivo elevar a moral, destacando como as ações do colaborador impactam positivamente a equipe ou a empresa, e incentivando-o a manter o bom trabalho.
Dicas para dar bons feedbacks
Oferecer feedback de maneira eficaz requer preparo e atenção. Por isso, confira algumas dicas para garantir que seu feedback seja produtivo:
- Prepare-se com antecedência e reflita sobre os pontos que deseja abordar e como eles impactam o desempenho do colaborador;
- Escolha o momento e o ambiente apropriado;
- Seja específico e claro, utilizando exemplos práticos para que o colaborador compreenda exatamente o que está sendo elogiado ou o que precisa melhorar;
- Promova o diálogo e pratique a escuta ativa. Assim, você compreenda as necessidades e preocupações do outro, promovendo uma comunicação mais eficaz e uma relação de confiança;
- Seja empático;
- Foque no futuro e ofereça orientações claras para o aprimoramento.
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Ferramentas tecnológicas para apoiar a gestão de feedback
Atualmente, o mercado oferece diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão e aplicação de feedbacks de forma mais eficiente. Algumas delas incluem:
- Plataformas de avaliação 360º: Facilitam a coleta de feedback de múltiplas fontes, proporcionando uma visão ampla do desempenho do colaborador;
- Softwares de gestão de desempenho: Integram a avaliação de desempenho com o planejamento de desenvolvimento individual, permitindo um acompanhamento contínuo do progresso e das metas;
- Ferramentas de pesquisa de clima: Coletam feedback sobre a cultura organizacional, e oferecerem insights para melhorias no ambiente de trabalho;
- Aplicativos de feedback mobile: Facilitam a coleta de feedback em tempo real, de forma ágil e acessível.
- Inteligência artificial: Aplicativos como ChatGPT já são utilizados para reescrever mensagens de maneira mais empática e educada, em mensagens mais delicadas e difíceis de serem transmitidas, para feedbacks por e-mail, por exemplo.
O feedback é essencial para o crescimento contínuo dentro das empresas, e com as ferramentas certas, esse processo pode se tornar ainda mais eficiente.
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