A liderança em TI envolve a combinação de conhecimento técnico profundo com habilidades interpessoais, permitindo que os líderes inspirem, orientem e impulsionem suas equipes rumo à inovação e eficiência, o que também pode ser conhecido como ambidestria organizacional.
Conheça as principais boas práticas em liderança de TI e saiba como esta ambidestria pode ser uma importante aliada dos líderes do mercado.
Habilidades essenciais para líderes de TI
Embora o conhecimento técnico seja fundamental, habilidades como comunicação eficaz, empatia e capacidade de colaboração são igualmente importantes. Isso porque a comunicação clara e eficaz permite que os líderes transmitam a visão da empresa, alinhem suas equipes aos objetivos estratégicos e resolvam problemas de forma ágil e eficiente, por exemplo.
Além disso, os bons líderes devem desenvolver habilidades como:
- Desenvolvimento e capacitação de talentos
- Motivação e engajamento da equipe
- Gerenciamento de conflitos
- Tomada de decisão e resolução de problemas
- Adaptabilidade e flexibilidade
- Avaliação de desempenho e feedback contínuo
- Gerenciamento de projetos
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Estilos de liderança em TI
Os estilos de liderança têm sido estudados ao longo dos anos. Na década de 30, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt identificaram 3 tipos principais de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Posteriormente, outros estilos de liderança foram reconhecidos e adotados nas organizações, cada um com suas vantagens e adequações, podendo ser adotados inclusive na área tech. Confira alguns dos principais estilos de liderança:
Liderança autocrática:
O líder toma todas as decisões sem consultar a equipe. É um modelo centralizado e rígido, onde a autoridade é totalmente do líder, que espera que as instruções sejam seguidas sem questionamento.
Liderança democrática:
Ao contrário da autocrática, a liderança democrática envolve a equipe nas decisões. Sendo assim, o líder encoraja a participação, promove discussões e busca opiniões e consenso antes de tomar decisões.
Liderança liberal:
Caracterizada por uma abordagem mais passiva, a liderança liberal permite que a equipe tenha total liberdade para tomar decisões e realizar tarefas com mínima interferência do(a) líder(a), sendo um estilo voltado à autonomia dos membros.
Liderança transformacional:
Este(a) líder inspira e motiva a equipe a alcançar grandes mudanças e inovações. Logo, ele(a) cria uma visão para o futuro e envolve a equipe na realização dessa visão, promovendo desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.
Liderança coaching:
Focada no desenvolvimento individual dos membros da equipe, a liderança coaching busca orientar e capacitar os colaboradores para que eles alcancem seus objetivos. Desta forma, o(a) líder atua como mentor(a), fornecendo feedback constante e suporte para o crescimento.
Liderança técnica:
O(a) líder técnico é altamente especializado(a) e lidera pelo exemplo, fornecendo orientação técnica e suporte especializado à equipe.
Liderança situacional:
Adaptabilidade é a chave aqui. O(a) líder situacional ajusta seu estilo de liderança com base nas necessidades e maturidade da equipe, bem como nas demandas da situação específica, alternando entre autocrático, democrático e liberal conforme necessário.
Liderança motivadora:
Este tipo de liderança foca em inspirar e energizar a equipe. Em outras palavras, o(a) líder motivador(a) utiliza incentivos, reconhecimento e comunicação positiva para manter a equipe engajada e produtiva, impulsionando o moral e o desempenho.
Liderança carismática:
Baseada no carisma pessoal do(a) líder, este estilo é marcado pela habilidade de influenciar e atrair seguidores por meio de uma personalidade envolvente. Ou seja, o(a) líder carismático inspira devoção e entusiasmo, conduzindo a equipe com base na confiança e admiração pessoal.
Ambidestria como uma das melhores práticas na liderança de TI
A capacidade de equilibrar e integrar múltiplas habilidades e abordagens tornou-se essencial para os líderes de TI. Essa habilidade pode ser conhecida como ambidestria e, segundo 92% dos líderes de TI ouvidos por um Estudo inédito da Deloitte e IT Mídia, é a abordagem ideal na gestão de crises.
Além disso, outros atributos essenciais listados nesta pesquisa incluem:
- Formar equipes com habilidades complementares;
- Conhecer as capacidades individuais dos membros para designar tarefas adequadas;
- Manter a equipe motivada e estar aberto a novas ideias.
Em contrapartida, os principais desafios enfrentados pelos executivos que responderam à pesquisa são:
- Escassez de profissionais;
- Adequação do número de profissionais às demandas;
- Importância de destacar o papel de TI para a alta administração e área de negócios.
Enfim, a ambidestria permite que os líderes gerenciem eficientemente tanto a exploração de novas oportunidades tecnológicas quanto a otimização das operações atuais, garantindo que a organização se mantenha competitiva e inovadora.
Ao adotar as melhores práticas discutidas, os líderes de TI podem não apenas melhorar o desempenho de suas equipes, mas também impulsionar a inovação e o sucesso.
À medida que o papel da TI continua a evoluir, os líderes que se mantêm atualizados e flexíveis estarão em uma posição privilegiada para liderar suas organizações rumo ao futuro.
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